top of page

O projeto Alagoano Vamos Subir a Serra, é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano com 17 anos de história. A palavra ''Anajô'' é de origem africana e significa liberdade. 

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô é uma organização não-governamental fundada em dezembro de 2005, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), instituição nacional do Movimento Negro que encontra-se presente em 14 estados brasileiros.

O Anajô é composto por educadores, artistas, jornalistas, produtores culturais, sindicalistas e estudantes. Busca contribuir de forma efetiva em atividades de formação e na conscientização sobre a importância histórica e cultural do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga (Patrimônio do Mercosul); pertencimento étnico; valorização dos povos tradicionais; igualdade de gênero; além do combate ao racismo e preconceitos correlatos.

A instituição reivindica a promoção de políticas públicas e a implementação de ações socioculturais, por meio da participação em reuniões do Movimento Social Negro e audiências públicas, além de possuir representação em coletivos de Controle Social.

Atualmente, o Anajô participa:  Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Alagoas (Conepir-AL); Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas (CEDIM-AL); Conselho Estadual de Saúde de Alagoas(CES-AL);  Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Negra; e recentemente, entrou no Conselho Municipal de Políticas Culturais em Maceió (CMPC).

REDES SOCIAIS

bottom of page